Qual a documentação necessária para fazer o financiamento imobiliário?
A documentação pode variar de acordo com o agente financeiro, consulte o checklist para saber os documentos exigidos por cada banco.
A etapa da documentação é uma das mais importantes, pois nesse momento é verificado se o Comprador está habilitado para fazer o financiamento imobiliário, se o Imóvel pode ser financiado e se há algum impedimento por parte do Vendedor.
São analisados os documentos do Comprador, Vendedor e do Imóvel, confira abaixo os principais documentos que são exigidos pelos Bancos para concessão do crédito imobiliário:
Compradores (Pessoa Física)
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RG e CPF
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Comprovante de residência
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Comprovante de estado civil
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Comprovantes de renda (formal e informal)
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Declaração de assalariado (se for o caso)
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IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física
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Procuração, RG e CPF do procurador (se for o caso)
FGTS (Caso um dos compradores for utilizar)
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Documento de identifição
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Carteiras de trabalho
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Extrato das contas FGTS
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IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física
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Declaração negativa de destinação e propriedade
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Autorização para movimentar/sacar conta FGTS.
Comprador (Pessoa Jurídica)
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Contrato/Estatuto Social
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CND do INSS (Certidão Negativa de Débito)
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CQTF (Certição de Quitação de Tributos Federais)
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CRF (Consulta Regularidade do Empregador no FGTS)
Vendedores (Pessoa Física)
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RG e CPF
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Comprovante de residência
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Comprovante de estado civil
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Opção de venda e compra (PF)
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Procuração, RG e CPF do procurador (se for o caso)
Vendedor (Pessoa Jurídica)
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RG e CPF dos representantes legais da empresa
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CNPJ
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Contrato/Estatuto Social
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Documento de constituição de firma individual (se for o caso)
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Certidão simplificada da Junta Comercial (se for o caso)
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CRF (Consulta Regularidade do Empregador no FGTS)
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Certidão conjunta negativa de débitos relativos aos tributos federais e à dívida ativa da União
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Opção de venda e compra (PJ)
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Procuração, RG e CPF do procurador (se for o caso)
Imóvel
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Matricula individualizada do imóvel
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Carnê do IPTU ou certidão de valor venal
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Autorização para avaliação/laudo de engenharia
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Comprovação de inexistência de débito de condomínio (quando for o caso)
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Certidão negativa de tributos municipais (IPTU/TJLP, quando for o caso)
PS: Os documentos devem ser apresentados em original e cópia simples.
É facultado ao agente financeiro solicitar documentos complementares para o processo de habitação em virtude de exigências regionais ou critérios da modalidade de crédito imobiliário definida.
Solicite ao Agente/Assessoria Imobiliária que está te ajudando no Processo Habitação o Checklist da Documentação e todas as informações importantes, como e onde conseguir a documentação exigida, quais as regras para utilizar do FGTS, os imóveis que podem ser financiados e as orientações para preencher os formulários de cadastro.
Caroline Melo
Especialista em Financiamento Imobiliário
Leia também:
Financiamento Imobiliário: Aprenda rápido as 5 etapas do processo
Etapa 1 – Simulação e Comparativo das Taxas de Juros
Etapa 3 – Análise e Concessão do Crédito Imobiliário
Etapa 4 – Avaliação do Imóvel e Laudo de Engenharia
Etapa 5 – Assinatura do Contrato e Registro no Cartório
3 respostas a “Etapa 2 – Documentação para o Processo de Habitação”