Entrega documentação

Qual a documentação necessária para fazer o financiamento imobiliário?

A documentação pode variar de acordo com o agente financeiro, consulte o checklist para saber os documentos exigidos por cada banco.

A etapa da documentação é uma das mais importantes, pois nesse momento é verificado se o Comprador está habilitado para fazer o financiamento imobiliário, se o Imóvel pode ser financiado e se há algum impedimento por parte do Vendedor.

São analisados os documentos do Comprador, Vendedor e do Imóvel, confira abaixo os principais documentos que são exigidos pelos Bancos para concessão do crédito imobiliário:

Compradores (Pessoa Física)

  • RG e CPF

  • Comprovante de residência

  • Comprovante de estado civil

  • Comprovantes de renda (formal e informal)

  • Declaração de assalariado (se for o caso)

  • IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física

  • Procuração, RG e CPF do procurador (se for o caso)

    FGTS (Caso um dos compradores for utilizar)

  • Documento de identifição

  • Carteiras de trabalho

  • Extrato das contas FGTS

  • IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física

  • Declaração negativa de destinação e propriedade

  • Autorização para movimentar/sacar conta FGTS.

Comprador (Pessoa Jurídica)

  • Contrato/Estatuto Social

  • CND do INSS (Certidão Negativa de Débito)

  • CQTF (Certição de Quitação de Tributos Federais)

  • CRF (Consulta Regularidade do Empregador no FGTS)

Vendedores (Pessoa Física)

  • RG e CPF

  • Comprovante de residência

  • Comprovante de estado civil

  • Opção de venda e compra (PF)

  • Procuração, RG e CPF do procurador (se for o caso)

Vendedor (Pessoa Jurídica)

  • RG e CPF dos representantes legais da empresa

  • CNPJ

  • Contrato/Estatuto Social

  • Documento de constituição de firma individual (se for o caso)

  • Certidão simplificada da Junta Comercial (se for o caso)

  • CRF (Consulta Regularidade do Empregador no FGTS)

  • Certidão conjunta negativa de débitos relativos aos tributos federais e à dívida ativa da União

  • Opção de venda e compra (PJ)

  • Procuração, RG e CPF do procurador (se for o caso)

Imóvel

  • Matricula individualizada do imóvel

  • Carnê do IPTU ou certidão de valor venal

  • Autorização para avaliação/laudo de engenharia

  • Comprovação de inexistência de débito de condomínio (quando for o caso)

  • Certidão negativa de tributos municipais (IPTU/TJLP, quando for o caso)

PS: Os documentos devem ser apresentados em original e cópia simples.

É facultado ao agente financeiro solicitar documentos complementares para o processo de habitação em virtude de exigências regionais ou critérios da modalidade de crédito imobiliário definida.

Solicite ao Agente/Assessoria Imobiliária que está te ajudando no Processo Habitação o Checklist da Documentação e todas as informações importantes, como e onde conseguir a documentação exigida, quais as regras para utilizar do FGTS, os imóveis que podem ser financiados e as orientações para preencher os formulários de cadastro.

 

Caroline Melo
Especialista em Financiamento Imobiliário

Leia também:

Financiamento Imobiliário: Aprenda rápido as 5 etapas do processo

Etapa 1 – Simulação e Comparativo das Taxas de Juros

Etapa 3 – Análise e Concessão do Crédito Imobiliário

Etapa 4 – Avaliação do Imóvel e Laudo de Engenharia

Etapa 5 – Assinatura do Contrato e Registro no Cartório

3 respostas a “Etapa 2 – Documentação para o Processo de Habitação”

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