assinatura contrato

Quando é feita a assinatura do contrato de financiamento ? Qual cartório o imóvel é registrado ?

Assinatura do Contrato

O Contrato de Financiamento é gerado após a análise jurídica do agente financeiro, estando tudo em conformidade o contrato é emitido e a assinatura é agendada com o comprador e o vendedor (construtora ou imobiliária).

A assinatura do contrato normalmente é feita em uma agência bancaria, na construtora ou na imobiliária, porem há possibilidade de ser feita em qualquer lugar desde que todas as partes estejam presentes (agente financeiro, comprador e vendedor), por exemplo na residência do cliente ou no local de trabalho, informe para a Assessoria Imobiliária que está te auxiliando o melhor local para você.

Na assinatura do contrato o comprador faz o pagamento das despesas da operação (taxas bancárias) e do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis) que é definido pelo município que o imóvel está estabelecido e emitido pela Prefeitura, por exemplo, no município de São Paulo o ITBI é de 3% do valor do imóvel.

Registro no Cartório

Depois de pagar as taxas bancárias e o ITBI é preciso efetivar o registro da operação de compra e venda. Importante lembrar que não é feito em qualquer cartório, somente os de Ofícios de Registros de Imóveis, a localização do imóvel determina onde será feito o registro.

As despesas com essa transação são pagas diretamente no cartório, uma dica importante é lembrar de pedir desconto caso seja o primeiro imóvel, conforme a lei federal nº 6.015/73 o comprador tem desconto na primeira aquisição imobiliária, para fins residenciais, financiada pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

O prazo para concluir o registro varia em cada cartório (máximo de 30 dias), por isso é importante iniciar o processo o quanto antes e negociar os prazos com o vendedor ou com a construtora no caso de imóvel novo.

Conclusão do Processo e Liberação de Recursos

Para que o dinheiro do vendedor seja liberado, o comprador deve entregar uma via do contrato registrado no banco junto com uma cópia do pagamento do ITBI,.

Caso o comprador tenha financiado os custos do processo (taxas bancarias, ITBI e o registro do cartório) o valor vai ser crédito em sua conta após a conclusão do processo.

 

Caroline Melo
Especialista em Financiamento Imobiliário

Leia também:

Financiamento Imobiliário: Aprenda rápido as 5 etapas do processo

Etapa 1 – Simulação e Comparativo das Taxas de Juros

Etapa 2 – Documentação para o Processo de Habitação

Etapa 3 – Análise e Concessão do Crédito Imobiliário

Etapa 4 – Avaliação do Imóvel e Laudo de Engenharia

 

 

8 respostas a “Etapa 5 – Assinatura do Contrato e Registro no Cartório”

    • Olá Samuel!

      As despesas do cartório variam em cada município, entre em contato com o agente imobiliário que está te assessorando para calcular os valores.

  • Olá! Gostaria de tirar algumas dúvidas:

    1. Como faço para requerer o desconto do registro no cartório? Sendo que me enquadro dentro do critério de primeira aquisição de imóvel, financiado pelo SFH.
    2. Sou a compradora e estou arcando com todas as despesas (taxas bancarias, ITBI e o registro do cartório) o valor deve ser ressarcido? Por quem? Como faço para requerer?

    “Caso o comprador tenha financiado os custos do processo (taxas bancarias, ITBI e o registro do cartório) o valor vai ser crédito em sua conta após a conclusão do processo.”

    • Oi Aline!

      Segue abaixo as respostas:

      1. Solicite ao agente imobiliário que está te assessorando.

      2. Não, o valor referente aos custos do processo são de responsabilidade do comprador. O cliente só recebe em sua conta esse valor quando opta por financiar essas despesas, neste caso, o comprador primeiro faz o pagamento e depois a instituição financeira credita esse valor na sua conta.

  • Ola já fiz todo o procedimento necessário para o financiamento da casa aguardando agora só a caixa chamar para assinar o contrato sera que demora muito…. Já tem 4 meses que estou mexendo com tudo agora só falta esse contrato

    • Oi, Keila! Orientamos entrar em contato com o agente imobiliário que está te assessorando, cada caso é um caso, por isso a empresa ou pessoa que está acompanhando seu processo de financiamento consegue esclarecer os prazos de cada etapa.

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