Entrega chaves bancos

Posso financiar meu imóvel em qualquer banco ?

Sim, o cliente pode optar pela instituição financeira de sua preferência. O Banco Central inclusive aconselha sempre comparar a taxa de juros e as modalidades de crédito.

Nos casos de imóvel na planta, observar se há um banco financiador da obra, é comum as construtoras e incorporadoras obterem recursos para as obras dando o próprio empreendimento como garantia. Nestes casos a construtora vai indicar o banco financiador como primeira alternativa para o seu financiamento, porém não é obrigatório.

Antes de assinar o contrato de compra se atente as cláusulas que trata exclusivamente desse assunto, é importante o comprador saber as informações sobre a “taxa de interveniência” que normalmente é cobrada quando o mutuário realiza o financiamento por outra instituição financeira. Algumas construtoras até pagam essa taxa, durante o processo de compra confirme o valor da taxa ou se há isenção.

Qual a melhor modalidade de crédito imobiliário para financiar meu imóvel ?

Uma das principais dúvidas durante o Processo de Financiamento Habitacional é sobre as modalidades de crédito imobiliário e qual o melhor banco para fazer o financiamento.

Os bancos públicos trabalham com 4 modalidades dentro do SFH (Sistema Financeiro da Habitação) o Minha Casa Minha Vida, Pró-cotista, CCSBPE e CCFGTS, os demais bancos trabalham apenas com a CCSBPE. As principais diferenças entre as modalidades de credito imobiliário está na taxa de juros, origem do recurso, limite do valor financiado, prazo de amortização e utilização do FGTS.

Para encontrar a opção mais vantajosa o comprador precisa pesquisar, simular e comparar a CET (custo efetivo total), uma coisa que ajuda muito na negociação é ter relacionamento com o banco escolhido.

Os sites dos bancos disponibilizam simuladores, mas como essas instituições trabalham com taxas e prazos diferentes, que variam de acordo com o perfil do cliente o ideal é procurar profissionais especialistas em credito imobiliário e certificados pela ABECIP (Associação Brasileira das Entidades de Credito Imobiliário e Poupança) para enquadrar na melhor modalidade.

Ao pesquisar o custo do financiamento imobiliário em vários bancos, o comprador pode economizar até 119 mil segundo levantamento da associação de consumidores Proteste. A pesquisa, comparação e o questionamento são fundamentais no momento de se tomar uma decisão tão importante como o financiamento imobiliário.

 

Caroline Melo
Especialista em Financiamento Imobiliário

Leia também:

Financiamento Imobiliário: Aprenda rápido as 5 etapas do processo

Etapa 2 – Documentação para o Processo de Habitação

Etapa 3 – Análise e Concessão do Crédito Imobiliário

Etapa 4 – Avaliação do Imóvel e Laudo de Engenharia

Etapa 5 – Assinatura do Contrato e Registro no Cartório

 

2 respostas a “Etapa 1 – Simulação e Comparativo das Taxas de Juros”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *