calculadora financiamento imobiliario

Como funciona o Financiamento Imobiliário?

A casa própria é o maior sonho dos brasileiros, muitas pessoas desejam comprar o primeiro imóvel e sair de vez do aluguel ou trocar o Lar atual por um maior proporcionando mais conforto à família. Em muitos casos o custo de morar num imóvel alugado é igual ou maior que a parcela do financiamento imobiliário além de menos conforto, privacidade e liberdade é por isso que muitas pessoas querem ter um cantinho do jeito que sempre sonhou.

Nos últimos anos os bancos aumentaram a disponibilidade do Crédito Imobiliário tornando mais fácil a realização do sonho da casa própria através do financiamento. Para te ajudar a entender melhor confira as principais etapas de um processo de habitação.

  1. Simulação e Comparativo das Taxas de Juros:
    Nessa etapa é aconselhável uma rápida entrevista entre o cliente e a Assessoria Imobiliária, pois é de acordo com o perfil que vai ser identificado qual é a melhor modalidade de Crédito Imobiliário recebendo as Simulações e Comparativo de Taxas para definir o banco que tem a melhor proposta de financiamento.

  2. Documentação para o Processo de Habitação:
    Para o financiamento imobiliário é necessário a documentação do cliente, do vendedor (PF ou PJ) e do imóvel. Solicite o Checklist da documentação para a Assessoria Imobiliária.

  3. Análise e Concessão do Crédito Imobiliário:
    Na etapa de análise de crédito é realizada as pesquisas cadastrais e restritivas, apuração da renda, valor de entrada com FGTS ou recursos próprios, sistema e prazo de amortização, quota de financiamento etc.

  4. Avaliação do imóvel:
    O banco que vai financiar seu imóvel envia um engenheiro de habitação para fazer a vistoria e através do laudo informar se o imóvel está apto para o financiamento.

  5. Assinatura e Registro no Cartório:
    A assinatura do contrato de financiamento normalmente é feita numa agência bancaria com todos envolvidos presentes compradores, vendedores (PF ou PJ) e o representante da instituição financeira. A Assessoria Imobiliária informa e esclarece as principais cláusulas do contrato de financiamento para o cliente.

No caso de imóvel comprado na planta é preciso ficar atento aos prazos da construtora referente a quitação do saldo devedor através de financiamento, a dica é iniciar o processo de habitação o quanto antes, para caso haja pendências as mesmas serem resolvidas em tempo hábil.

Quer receber assessoria gratuita para o financiamento da sua casa própria? Clique aqui para entrar em contato com a gente 😉


Time Fidio


Leia também:

Etapa 1 – Simulação e Comparativo das Taxas de Juros

Etapa 2 – Documentação para o Processo de Habitação

Etapa 3 – Análise e Concessão do Crédito Imobiliário

Etapa 4 – Avaliação do Imóvel e Laudo de Engenharia

Etapa 5 – Assinatura do Contrato e Registro no Cartório

6 respostas a “Financiamento Imobiliário: Aprenda rápido as 5 etapas do processo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *