inspecao imovel

Essa etapa normalmente é conduzida por uma empresa de engenharia credenciada ao agente financeiro e tem como principais objetivos confirmar a localização, garantir que o imóvel esteja em boas condições para o financiamento e dentro do valor de mercado.

Avaliação do Imóvel

A vistoria técnica é realizada por um engenheiro de habitação, ele vai agendar e fazer a visita com o objetivo de conhecer e caracterizar o imóvel para registro de todos os aspectos relevantes à formação de valor, os principais itens observados são:

  • Confirmar e registrar a área construída;

  • Registrar e avaliar as condições físicas do imóvel;

  • Verificar como o imóvel é utilizado (residência, comércio, fábrica, etc.);

  • Verificar a localização do imóvel e aspecto geral da vizinhança (zoneamento);

  • Verificar potenciais fatores de risco, como:
    – Vícios estruturais (rachaduras, recalques, patologias no concreto, aço, entre outros);
    – Indícios de infiltrações, umidade, vazamentos, etc.;
    – Ruídos e mau cheiro;
    – Áreas com risco de inundação, alagamento, deslizamentos de terra, entre outros;

Laudo de Engenharia

A elaboração do laudo é iniciada após a coleta dos dados levantados na visita técnica eamostras (imóveis) com características parecidas ao imóvel objeto da avaliação. O engenheiro vai analisar e definir a metodologia mais adequada para avaliar o imóvel.

Diversos métodos e técnicas podem ser utilizados, a identificação do valor de mercado de um imóvel deve ser efetuada segundo a metodologia que melhor se aplique ao mercado de inserção do bem e que mais seja compatível com sua natureza, levando em consideração a finalidade da avaliação e os dados de mercado disponíveis.

Diversos citérios técnicos devem ser verificados e considerados na elaboração final do laudo, de acordo com a norma técnica ABNT NBR 14.653, as avaliações são especificadas quanto à fundamentação e à precisão. O Laudo de Engenharia pode ser apresentado simplificado, completo (autoexplicável) e de uso restrito.

 

Caroline Melo
Especialista em Financiamento Imobiliário

Leia também:

Financiamento Imobiliário: Aprenda rápido as 5 etapas do processo

Etapa 1 – Simulação e Comparativo das Taxas de Juros

Etapa 2 – Documentação para o Processo de Habitação

Etapa 3 – Análise e Concessão do Crédito Imobiliário

Etapa 5 – Assinatura do Contrato e Registro no Cartório

24 respostas a “Etapa 4 – Avaliação do Imóvel e Laudo de Engenharia”

    • Olá Tom!
      Cada instituição financeira pode ter um prazo, por isso, orientamos confirmar com o agente imobiliário que está acompanhando seu financiamento.

  • O engenheiro avaliou a casa q estou comprando,aprovou a casa ,mas faltou um documento,ja paguei a vistoria, quero saber se vao me cobrar novamente a avaliaçao? Muito obgdo

  • O engenheiro avaliou a casa q estou comprando,aprovou a casa e o credito com meus documentos não teve problema algum, mas o Laudo venceu e fizeram outro, quem deve pagar o segundo laudo uma vez que o atraso foi por conta do banco?

    • Olá, Alex! O custo da avaliação do imóvel é do comprador, orientamos esclarecer essa questão com o agente imobiliário que está acompanhando seu financiamento.

  • ola boa noite o engenheiro veio no imovel q estou comprando fez umas advergencias e vai voltar para reavaliar quanto tempo pode demorar

    • Olá, Vanessa! O prazo normalmente é de cinco dias úteis, porém confirme com o agente imobiliário que está acompanhando seu financiamento.

  • Estou vendendo um apto pra uma compradora que tem uma carta comtemplada no consórcio primo Rossi , porém o engenheiro avaliou bem abaixo do preço combinado , sendo que não concordamos com essa avaliação dele , pq o que devo fazer ? A carta de crédito da compradora e 166,800 e foi avaliado em 139.000 mil ? Posso pedir uma contestação ou não adianta ? A compradora pagou 400$ pra avaliar

  • Bom dia, estava comprando uma casa onde cheguei a pagar a taxa de engenharia, porem o negocio não pode ir adiante porque a contrutora não conseguia emitir a certidão na caixa economica. O corretor que nos correspondia demorou muito a nos comunicar dessa situação ate que desistimos. minha duvida é esse valor que foi pago da engenharia, deveria ser ressarcido, tendo em vista que a corretora estava com problemas de relacionamento com a caixa economica?

    • Olá, Gustavo! A empresa de engenharia prestou o serviço, por isso, provavelmente não cabe ressarcimento, de qualquer forma, esclareça o que pode ser feito com o agente imobiliário que te assessorou durante o processo de financiamento.

  • Boa tarde. Estou comprando um imovel e a empresa foi realizar a vistoria e identificaram metragens incompativeis( iptu e matricula). O que deve ser feito para regularizacao? Obrigada

  • Ola, gostaria de tirar uma duvida.
    Fiz um financiamento de aquisição de terreno e construção, a casa já esta quase pronta, ja foram feitas 3 vistorias da caixa de um total de 4 etapas, mas não foram cobrados nenhuma destas vistorias, e a principio a cada etapa finalizada era pra ter cobrado uma visita, não é? Sera que não será cobrado?

  • A casa foi avaliada mais o engenheiro pediu que aceitasse a metragem da casa de acordo com a matrícula. O mesmo foi feito e a reavaliação foi solicitado ontem terça( 17.07.18) sabe mim informa qual o prazo para que o engenheiro volte na casa para a nova reavaliação??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *