grafico casas

Confira quanto foi a queda no preço dos imóveis de algumas cidades de São Paulo

O índice FIPEZAP acompanhou nos últimos 12 meses encerrados em Março de 2016, o preço dos imóveis que subiram apenas 0,53%, em média, em 20 cidades brasileiras. É a menor variação já registrada desde o início da série histórica, que começou em 2008. A inflação, medida pelo IPCA deve encerrar o mesmo período com aumento de 9,50%, de acordo com o Boletim Focus do Banco Central. Ou seja, ao considerar o efeito da inflação, o índice mostra que os imóveis tiveram queda real de preço de 8,10%.

A queda real de preço é registrada quando o valor de um determinado bem, como é o caso do imóvel, tem uma alta inferior ao aumento generalizado de preços, medido por índices inflacionários, como o IPCA.  Vale destacar que a variação real não é calculada por uma simples subtração. Para realizar o cálculo, é preciso dividir a oscilação dos preços pela variação da inflação.

FIPEZAP é um indicador elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com o site de classificados Zap Imóveis, acompanha os preços do metro quadrado dos imóveis usados anunciados na internet, que totalizam mais de 290 mil unidades por mês. Além disso, são buscados também dados em outras fontes de anúncios online. A Fipe faz a ponderação dos dados utilizando a renda dos domicílios, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice tem dados disponíveis sobre São Paulo desde janeiro de 2008.

Confira como ficou a queda nas cidades de São Paulo que fazem parte do índice

A tabela abaixo mostra a variação dos preços dos imóveis à venda nas 5 cidades de São Paulo acompanhadas pelo índice FipeZap em março, fevereiro e nos últimos 12 meses. A lista foi ordenada da maior para a menor variação no terceiro mês do ano:

tabela variacao indice fipezap
tabela variacao indice fipezap

Nos últimos doze meses, todas as cidades que compõem o Índice FIPEZAP registraram variações iguais ou inferiores à inflação nessa mesma base de comparação.

Preço do metro quadrado em março/2016

tabela preco metro quadrado sao paulo
tabela preco metro quadrado sao paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.