quebra cabeça itbi

A sigla ITBI significa Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis, sempre que houver a compra de um imóvel, novo ou usado, este imposto precisa ser pago ao município onde o imóvel está localizado.

O ITBI deve ser pago pelos adquirentes dos bens ou direitos, no caso de compra e venda de um imóvel, quem deve recolher o imposto é o comprador.

A função do ITBI é predominantemente fiscal, sua finalidade é a obtenção de recursos financeiros para os municípios.

O ITBI pode ser parcelado?

Não, ele é pago em parcela única através de boleto emitido pela prefeitura do município, no caso de atraso será cobrado multas e juros.

É Importante ressalvar que sem a apresentação da guia do ITBI paga em agência bancária, o cartório não prossegue com o registro do contrato.

Estou comprando o meu imóvel e também uma vaga de garagem, preciso pagar o ITBI da garagem?

Depende, se o apartamento tiver lançamento de IPTU separado (um para o imóvel e outro para vaga), SIM é necessário.

No caso de haver somente a cobrança de um IPTU e o imóvel com matrícula independente já constando a vaga da garagem no cartório de registro de imóveis, NÃO precisa.

Um ponto importante a destacar é que o valor do imposto (alíquota) varia de município para município, sempre que houver a transação de compra e venda, haverá a cobrança do ITBI.

Algumas cidades concedem desconto no ITBI, na compra do primeiro imóvel dentro do SFH (Sistema Financeiro da Habitação), confira na prefeitura do seu município.

 

Time Fidio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *